Flores Em Toda Sua Beleza

Flores

Saiba tudo sobre as Flores, como cultivar, cuidar e presentear.

Flores estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, seja em casa, no escritório ou mesmo quando se caminha em parques e ruas que possuem espécies que embelezam a cidade. As flores também fazem parte da decoração de eventos diversos e podem ser dadas com presente.
Ou seja, quando se fala em flores, é possível relacioná-las a uma série de momentos. No Brasil, algumas espécies se destacam por serem bastante comuns, seja pela facilidade de cultivo e cuidados que possuem ou por já serem tradicionais em jardins, floriculturas e demais espaços. Confira a seguir algumas das flores mais apreciadas para decorar ou dar de presente:

Flores Colorido Sem Igual
Flores Colorido Sem Igual

Rosas

São as primeiras que vem à mente quando se fala em flores, já que costumam aparecer em diferentes ocasiões. E não é por menos, indícios apontam que essa é uma das espécies mais antigas do mundo. Além disso, possui mais de 100 espécies e com uma grande variedade de cores.

Orquídeas

Também é uma flor com uma imensa quantidade de espécies, em torno de 35 mil em todo o mundo. Embora dentro dessa grande variedade existam flores de diferentes formatos, cores e tamanhos, de forma geral, estão entre as espécies mais apreciadas para se cultivar em casa, já que possuem uma beleza única.

Violeta

Também é uma flor com muitas espécies, sendo em torno de 800 espécies, as quais pertencem a mais de 20 diferentes gêneros. Mais frequentemente vista na cor azul, funciona como medicamento calmante, além de entrar na fórmula de pomadas para feridas. Na indústria de cosméticos, com a flor são feitos produtos de limpeza facial e que combatem a queda de cabelo. Outro destaque são as suas folhas aveludadas.

Girassol

Essa planta encanta pelo seu tamanho, cor e beleza, sendo também chamada de espelho do sol, uma vez que as suas flores seguem a trajetória do sol durante o dia. Por isso, obrigatoriamente deve ser cultivada fora de casa, além de exigir bastante espaço para a sua floração, que convida as abelhas a polinizarem no jardim.

Mini margarida

É uma das cerca de 20 mil espécies de margaridas, sendo que o seu destaque é a delicadeza das suas pétalas. Também chamadas de margaridinhas, são fáceis de cultivar, pois se adaptam a diferentes climas. Mesmo assim, é importante ter todos os cuidados de adubação, qualidade do solo e irrigação para que seus lindos exemplares floresçam com a sua graça típica.

Azaleia

O rosa nos seus mais variados tons é o mais comum de encontrar essa flor, embora existam espécies brancas, vermelhas e até mescladas. Mesmo que resistentes, as azaleias possuem aspecto delicado e exótico. São cultivadas em muitos países, bem como apreciadas por quem admira a alegria que elas trazem.

Begônia

Semelhantes às rosas, porém, com miolos mais abertos e folhas mais recortadas, essas flores, principalmente, vistas na cor rosa e vermelha, também podem ser encontradas em tons de amarelo, branco e outros. Conseguem florir todo o ano, sendo que, na hora de decorar ou de cultivar em vasos é importante conhecer a ampla variedade de espécies, pois algumas combinam mais com uma ocasião do que outras.

Tulipas

Majestosas e elegantes, as tulipas são flores do frio, por isso, combinam bem com as regiões de clima ameno. Embora seja mais trabalhoso fazer a planta brotar novamente depois de ser adquirida, é possível ao se ter todos os cuidados necessários. É facilmente encontrada em estabelecimentos que comercializam flores, devido a sua grande aceitação na decoração.

Hortência

Muito vistas em diversas cidades pelo país, na ornamentação de estradas e ruas, essa flor é mais frequentemente encontrada na cor azul. O seu cultivo é simples e rápido, por isso, conta com uma grande produção comercial. Em formato de cachos, combina ainda com arranjos delicados.

Crisântemo

Cheia de pétalas, o crisântemo que, em grego, significa flor dourada, pode ser visto em diferentes tons, do amarelo ao rosa, passando pelo laranja e vermelho. Os seus botões são encontrados ainda em formatos diferentes, por isso, o mais comum é montar arranjos com diferentes tons e formas.

Gardênia

O seu principal atributo é o perfume que exala, embora seja também uma belíssima e delicada for, encontrada em especial na cor branca. O nome significa agradecimento, podendo ser chamada ainda de Jasmim-do-cabo. É singela e perfeita para a decoração de eventos como formaturas e mesmo para agradar as pessoas que se quer bem.

Cravo

Mais uma flor que apresenta uma grande variedade de cores, em botões delicados e perfeitos para arranjos charmosos. A borda picotada das pétalas é o seu diferencial, sendo muito versátil e, por isso, combina com diferentes ocasiões, além de decorar com elegância casas e jardins.

Flores do Campo
Flores do Campo

Dicas para cuidar das flores em casa

As flores estão entre as plantas mais cultivadas dentro de casa, no entanto, para que elas se desenvolvam de maneira adequada e floresçam com sucesso, são necessários alguns cuidados essenciais. O primeiro deles é saber quais são as espécies que mais combinam com a sua casa. Isto é, além do gosto pessoal, é importante identificar quais se adaptam ao seu espaço.
A variedade de flores é imensa e o mesmo pode ser dito dos cuidados que se deve ter com elas, como quantidade de luz, espaço, temperatura, etc. Por isso, antes de adquirir uma flor é preciso saber onde ela vai ficar na sua casa para depois escolher entre as espécies que podem se adaptar melhor ao local que você tem disponível.

Luminosidade certa

A quantidade de luminosidade para a flor é um dos principais requisitos, assim, é preciso entender que quando uma espécie necessita de meia-sombra, isso quer dizer que ela deve receber luminosidade, mas sem ser a luz solar diretamente, inclusive, entre as 10h e 17h, pois é quando o sol é mais intenso.
Também existem flores que precisam apenas de sombra e isso significa que essas espécies não podem permanecer expostas aos raios solares de forma direta, em nenhum momento. Elas costumam também tolerar baixa luminosidade e, desse modo, combinam com ambientes que não recebem muito sol.
De qualquer forma, recomenda-se que uma vez por semana as flores sejam colocadas para arejar e tomar sol, o que deve ser feito pela manhã, inclusive, quando você as tem dentro de casa.

Irrigação ideal para flores

A irrigação é também um quesito essencial para manter o pleno desenvolvimento da flor. Por isso, é outro aspecto importante, sendo que pode até mesmo ajudar você a escolher por uma ou outra espécie de flor. Isto é, quem não pode garantir a rega frequente de uma planta pode optar por aquelas que exigem menos irrigação.
As flores que exigem regas abundantes precisam não só de muita água como também de irrigação mais frequente, em especial, nos meses mais quentes. Já as espécies que necessitam de regas médias, são aquelas que devem ser molhadas apenas quando a terra estiver seca, em média, duas vezes por semana.
Enquanto isso, as plantas que aceitam regas escassas precisam ser irrigadas só uma vez por semana, sendo que o local onde estão fixadas também pode interferir na quantidade de irrigações semanais. Para todas as flores, a dica é regar diretamente a terra, sem molhar as suas folhas.
Outra dica que pode ajudar muito é que de forma geral as flores que ficam dentro de casa precisam de menos regas, inclusive, se estiverem em vasos grandes. No inverno as regas também costumam ser menos frequentes. E mais, a observação é essencial, veja como a sua flor se comporta, essa é outra maneira de saber do que ela mais gosta.

Flores do crisântemo varias tonalidades
Flores do crisântemo varias tonalidades

Espaço adequado

Na hora de cultivar flores em casa, é preciso saber o espaço que elas precisam. No caso de espécies como margarida, tulipa, violeta, crisântemo, entre outras, que exigem vasos maiores, é preciso também que fiquem em ambientes mais amplos. Desse modo, combinado com varandas, jardins e residências espaçosas.

Demais cuidados

Trocar os vasos das plantas faz parte dos cuidados fundamentais, o que deve ser feito com alguma periodicidade e de acordo com a necessidade de cada flor. Troque os vasos sempre que preciso, seja quando ele começa a rachar ou quando a planta está ficando apertada no vaso que se torna pequeno.
Terra esbranquiçada e quando a flor parou de gerar brotinhos são outros sinais de que está na hora de trocar o vaso. Outro cuidado que garante o crescimento saudável das flores é limpar as folhas quando pó e outras sujeiras se acumularem sobre elas. Caso contrário, o processo de fotossíntese é prejudicado.
Para tanto, basta passar uma esponja umedecida com água ou um pincel, no caso de folhas muito pequenas. A higienização deve ser feita com muita delicadeza. Ventilação e temperatura adequada são outros itens importantes a se verificar.
Embora cada flor possua as suas peculiaridades, a questão é que de modo geral elas preferem os ambientes com temperatura amena a bem arejados. Porém, o vento de ventiladores e ar condicionado não são os mais indicados. O bom mesmo é que elas recebam vento natural. Outra dica importante é quanto à adubação das flores.
Algumas exigem adubação mais intensa, sendo que as espécies nativas são as que costumam precisar menos de fertilizantes. De qualquer forma, isso depende muito de cada espécies, sendo o melhor informar-se sobre a melhor forma de adubar a flor que você tem em casa. A adubação orgânica é sempre uma alternativa mais saudável.

Flores para Ornamentação
Flores para Ornamentação

Dicas para presentear com flores

Todas as flores podem decorar as casas e o mesmo pode-se dizer das melhores espécies para presentear. Além de agradar amigos, familiares e parceiros românticos com flores em buquê, elas podem ser entregues em vasos, embora algumas espécies sejam mais fáceis de encontrar em floriculturas na forma de buquês.

Já que cada flor possui um significado, confira a seguir alguns sentimentos que as plantas remetem. Isso pode ajudar você a escolher a flor mais indicada para presentear quem você deseja agradar:
• Rosa: se for vermelha, remete ao romantismo; rosa à amizade; branca à paz; champanha à admiração e na cor laranja ao encanto;
• Camélia: se for branca tem significado de beleza; rosa, de grandeza da alma; e vermelha, de reconhecimento;
• Tulipa: ideal quando se quer desejar prosperidade;
• Violeta: combina com pessoas simples e modestas;
• Amor-perfeito: ideal para quem deseja deixar boas recordações;
• Azaleia: está ligada à feminilidade;
• Begônia: remete à inocência e delicadeza;
• Bromélia: tem significado de força e inspiração;
• Copo de leite: tem significado de paz;
• Hortência: oferece muita energia;
• Jasmim: ideal para pessoas doces e elegantes;
• Lírio: oferece proteção e paz;
• Margarida: remete à infância e à pureza;
• Orquídea: ideal para presentear pessoas sábias;
• Peônia: combina com quem é tímido;
• Cravo: remete à liberdade;
• Crisântemo: está associado à paixão passageira;
• Dália: tem significado de união;
• Flores do campo: ideal para promover o equilíbrio;
• Girassol: perfeito na hora de desejar prosperidade;
• Hibisco: combina com pessoas de grande virtude;
• Flores para homens: embora seja possível presentear homens com qualquer espécie, algumas combinam mais com o sexo masculino. É o caso dos girassóis, lírios e cravos.

Decorações com Flores
Decorações com Flores

Dicas para decorar com flores

De acordo com a ocasião em que se deseja decorar com flores eventos e ambientes, existem algumas espécies que combinam mais com determinados momentos. Veja a seguir quais flores são as ideais para embelezar as situações a seguir:

• Casamentos ou noivados: tradicionalmente, são escolhidas flores brancas para esses eventos, por isso, os lírios, rosas e tulipas combinam muito. No entanto, conforme o gosto dos noivos é possível sair do convencional, optando por flores de tons amarelos ou laranjas, sendo as orquídeas ótimas opções.
• Recém-nascido: na hora de agradar os pais de bebês que recém nasceram, a dica é presenteá-los com flores coloridas e alegres, como é o caso das mini margaridas, rosas e orquídeas.
• Jantar com amigos: se a ideia é decorar a casa para receber os amigos em um delicioso jantar, as flores que mais combinam com esse momento são amor-perfeito, crisântemos e tulipas.
• Casa nova: já quem deseja escolher espécies para decorar o novo lar pode optar pelas flores que preferir, sendo que o mais indicado são as multicoloridas, que conferem muito alegria ao ambiente. Alguns exemplos são lírios, orquídeas e bromélias.

 

Conheça Nossa Floricultura

A Beleza Das Flores

Anturios        Lisiantu        Azaléias

Orquídeas     Rosas            Tulipas

Gerberas        Alstroemerias

Crisantemos   Cravo            Lírio

Girassol

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *