Tulipas Flores do Frio

Tulipas

Tulipas vêm sendo muito procuradas por serem muito exóticas e interessantes. Apesar de possuírem uma grande associação com a Holanda, ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas são originárias da Turquia. Mas, independente de serem turcas, elas se tornaram a paixão dos holandeses e de milhares de pessoas do mundo todo.
Além disso, apesar de serem mais cultivadas nesses países, é possível também cultivá-las no Brasil, entretanto, é necessário tomar certos cuidados para que o resultado seja bom.

Tudo o que você precisa saber sobre as tulipas

Pertencente à família das Liliaceae, são classificadas como plantas ornamentais, onde atualmente são cultivadas de maneira hibrida entre várias espécies e em vários locais do mundo. Com isso, a sua variedade se ampliou muito podendo ser encontradas flores simples ou dobradas e com diversas e lindas cores.

Tulipas Muito cultivada na Holanda
Tulipas Muito cultivada na Holanda

5 passos para cultivar tulipas no Brasil

No caso do Brasil, são cultivadas especialmente na cidade de Holambra, no estado de São Paulo, a qual possui uma enorme população de imigrantes holandeses, além de ser um clima ideal para o cultivo da flor.
Assim, se você deseja cultivar no Brasil, para estimular os bulbos a rebrotarem você precisará seguir alguns passos, que são:

1. Quando adquirir um vaso de tulipas, é importante realizar algumas medidas:

  • Espere as flores secarem;
  • Realize o corte das flores e folhagens;
  • Retire os bulbos da terra;
  • Limpe os bulbos;
  • Embrulhe em um saco de papel, e em um saco plástico e coloque-os por três meses, na parte de baixo da geladeira;
  • Por fim, plante-os em um vaso e deixe o mesmo na geladeira por mais três meses, pois esse procedimento irá estimulará os bulbos a rebrotarem e florirem.

2. As tulipas não são flores de serem mantidas em sombras, por isso deixe-as sempre em contato direto com o sol. Entretanto, elas não gostam do sol do meio do dia. Assim, é necessário deixá-las no sol no começo da manhã e no final da tarde retirá-las.

3. No jardim, plante sempre em direção ao sul. Mas, quando forem usadas dentro de casa ou na em alguma varanda, coloque os vasos orientados para o sul.

4. É importante que os vasos para tulipas possuam certa largura e altura, além de serem preenchidos com terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus.

5. É muito importante também trocar, a cada dois dias, a água dos vaso, além de mantê-los sempre úmidos, porém nunca encharcados.

Quais são as principais características das tulipas?

Muito diferente de outras flores existentes em todo o país, as tulipas não possuem folhas grandes junto do seu caule e nem espinhos, mas possuem um aspecto de veludo.
Com isso, as pétalas também possuem um toque bastante macio, mas com uma estrutura muito resistente, até mesmo para manter o formato característico.

É possível encontrar muitas espécies, principalmente em relação as cores para todos os gostos. Assim, são consideradas como flores capazes de despertar um enorme deslumbre.
No caso das cores, as tulipas podem ser encontradas em tons matizados, ficando lindas em maciços de jardim com canteiros. Além disso, elas são flores que surgem do centro de uma folhagem com uma haste ereta e com uma flor solitária.

Tulipas Varias Cores
Tulipas Varias Cores

Técnicas

Atualmente, devido aos diferentes cruzamentos genéticos e ao aperfeiçoamento de algumas técnicas, é possível encontram diferentes cores para agradar a diferentes gostos, como a cor amarela, rosa, vermelha, roxa, branca, negra e mesclada.
De forma geral, as tulipas ficam muito bem em interiores, principalmente as que florescem no período do inverno. Caso você queira cultiva , saiba que as mais conhecidas são, a Darwin, Flor-de-lis, Papagaio e as Botânicas. Além disso, elas ainda possuem baixa altura, mas podem variar de acordo com a sua variedade.
Já no caso do seu clima, estão mais acostumadas com climas frios, por isso devem ser cultivadas no inverno. Entretanto, as flores de corte, normalmente necessitam de climas, como o outono úmido e um inverno bem mais frio.
Portanto, quando for adquirir um vaso, sempre prefira aquelas com flores que possuem ainda o botão, pois dessa forma você irá tê-las por mais tempo.

Veja Outros Tipos de Flores

Um comentário em “Tulipas Flores do Frio

  • 23 de abril de 2019 em 18:38
    Permalink

    Muito obrigado pela dicas

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat