Lírio – Beleza e Perfume

Lírio

O Lírio é uma das flores mais conhecidas principalmente por possuírem um lindo formato e um delicioso perfume. Estes são originários do Norte Americano, Ásia e Europa, principalmente de em altitudes elevadas destas regiões. Entretanto, a sua origem predominante são a China e o Japão, onde é possível encontrar quase todas as espécies de lírios.

Os lírios acabaram se tornando muito populares em todo o mundo, pois são considerados como uma das flores mais utilizadas por diversos jardineiros, floristas e pessoas que apreciam principalmente a sua beleza e fragrância.

Além disso, eles são muito procurados por possuírem diversas cores e por algumas espécies serem mescladas, o que faz com que os lírios apresentem cerca de cem tipos de espécies diferentes. Assim, eles sempre são encontrados cultivados em vasos e usados para a produção de buquês e arranjos.

Conheça mais sobre os lírios

Normalmente, as espécies dos lírios podem se diferenciar quanto a diversos fatores, como formato, cor, tamanho e perfume. Dessa forma, se você gosta de cultivar esse tipo de flor, é interessante que você conheça mais sobre o assunto.

Plantio do Lírio

Em relação ao plantio do Lírio, o solo correto para o adequado crescimento deste deve ser de alta fertilidade. Com isso, é necessário alguns preparos, que são: Deve-se adicionar certa quantidade de areia grossa e adubo orgânico para fornecer os nutrientes.

Feito isso, o primeiro passo é fazer um buraco com certa profundidade, tanto em vaso quanto em solo.
Normalmente, os lírios necessitam de sol, mas os bulbos precisam ficar longe da dos raios solares. Dessa forma, deve-se ter certa atenção quanto a esse fator.

Assim, quanto mais fundo for o buraco melhor, pois os bulbos ficam protegidos do sol, além das hastes permanecerem sempre firmes.

Caso o plantio seja realizado no solo e com mais de um bulbo, é importante que exista um espaço para que cada um nasça no seu devido lugar.

Com isso, deve-se colocar um pouco de terra no buraco, em seguida jogar pouca quantia de farinha de osso no fundo e então colocar os lírios, cobrindo-os com terra. Por fim, após o plantio, devem-se regar os lírios, pois isso irá garantir que o solo úmido estimule o crescimento.

Lírio de São José
Lírio de São José

Luminosidade para os lírios

Os lírios em vasos normalmente demandam certa luminosidade, ou seja, um local com boa iluminação. Sendo assim, conheça abaixo os cuidados necessários quanto à luminosidade dos lírios, que são:

É importante evitar a exposição dos lírios ao sol em horas mais quentes do dia. Assim, não se deve deixar a terra do vaso secar completamente, e por isso, deve-se molhar sempre que necessário.

Clima

Em relação ao clima, os lírios se adaptam bem ao clima frio de inverno, e apesar de muitas vezes caírem as suas folhas, é muito difícil eles chegarem a morrer.

Geralmente, depois do período de hibernação, os lírios produzem novamente as folhas e flores. Sendo assim, este é o momento de realizar novamente a adubação com fertilizantes orgânicos que possuam bastante de fósforo, o qual é necessário para que eles floresçam.

É importante lembrar ainda grandes quantidades de nitrogênio chegam a enfraquecer o caule em regiões úmidas, o que faz com que as raízes apodreçam. Sendo assim, o cultivo de lírios nessas regiões requer pouca adição de fertilizantes.

Após os lírios florescerem, o bulbo ainda pode permanecer na terra, mas deve ser irrigado uma vez por semana, nos primeiros meses. Ao fim desse período, o aconselhável é não irriga-los mais, para que o bulbo consiga florescer na primavera.

Por fim, em relação à poda, é essencial retirar as flores murchas no período em que os lírios estão aflorando, mas é importante manter uma parte da haste intacta, pois isso fará com que você mantenha a planta sempre forte e saudável.

Onde usar o lírio?

Os lírios possuem diferentes opções de uso, podendo ser utilizado em muitos lugares e em situações diversas, garantindo o máximo aproveitamento. Normalmente, o uso mais simples é em buquês, além de serem dados como presentes para uma pessoa.

Além disso, o lírio também pode ser usado em vasos, o que garante maior duração. Com isso, eles são muito usados na decoração de casas, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora em varandas.

Portanto, os lírios são muito conhecidos, principalmente por serem muito tradicionais e antigos, estando presentes em quase todo o mundo e nos mais diversos tipos de espécies e cores.

Veja Mais Flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *