Girassol – Uma Flor Irradiante de Energia

Girassol – Uma Flor Irradiante

Desde sempre, o girassol é conhecido por diversas pessoas como “flor de sol”, pois são posicionadas na direção do sol.

São plantas anuais, as quais são originárias da América do Norte e Central, pertencentes da família das Asteráceas.

Os girassóis normalmente apresentam como principais características o caule grosso e robusto, o qual pode chegar a atingir três metros de alturas, além da sua linda coloração em tons de amarelo e verde e por apresentarem diversas utilidades, principalmente pelas suas sementes.

Assim, os girassóis, os quais são cultivados em diversos lugares do mundo, é considerada uma oleaginosa que apresenta características agronômicas muito importantes.

Geralmente, apresentam crescimento rápido, grande resistência à seca, as temperaturas baixas e ao calor. Por isso, apresentam grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas.

Conhecendo o Girassol

Em relação ao uso dos girassóis, estes são bastante conhecidos por serem utilizados em arranjos, plantada na terra ou em um vaso, e principalmente pelo destaque que as flores possuem em qualquer jardim ou na decoração de interiores de ambientes.

Além disso, os girassóis são uma das flores mais queridas pelos brasileiros, pois normalmente estão muito associadas à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor.

Com isso, os girassóis apresentam diversos significados em diferentes situações, um exemplo, é oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio, pois elas expressam o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

4 dicas de como cultivar os girassóis

Normalmente, os girassóis são muito conhecidos por possuírem diversas utilidades, além de serem plantas extremante ornamentais e muito cultivadas por sua beleza.

Sendo assim, saiba abaixo como cultivá-las:

No caso do cultivo dos girassóis, para que eles sejam sempre fortes e bonitos por mais tempo, é necessário realizar alguns simples cuidados, que são:

  • Conforme a planta cresce, corte as mudas fracas, doentes e com má formação.
  • Fique atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, assim mude-a para um vaso ou espaço mais apropriado.
  • É importante deixar os girassóis em algum lugar em que elas fiquem expostas ao sol. Além disso, é importante não deixa-los muito tempo do dia na sombra e nem pegar chuva em excesso, pois como o próprio significado diz, elas são “flor de sol”.
  • No caso da irrigação, é necessário que a pessoa regue os girassóis diariamente, principalmente se eles se encontram em lugares bem quentes. Além disso, para que cresça e se desenvolva corretamente, o girassol necessita de um espaço adequado e arejado, pois alguns girassóis chegam a crescer até 1,5 metros.
  • É importante levar em conta ainda que algumas espécies necessitam de certos suportes, especialmente quando florescem pesadas e grandes. Desse modo, é importante amarrá-las em um apoio para que o talo fique bem seguro.

Onde utilizar essa espécie?

Além dos girassóis serem extremamente ornamentais, estes também costuma possuir outras finalidades, como:

  • O girassol é muito conhecido devido as suas sementes possuírem diversas finalidades, principalmente na fabricação de óleos e por serem comestíveis, o que garante uma grande vantagem para a saúde das pessoas.

As sementes de girassol são muito utilizadas, principalmente para substituir grãos mais caros, além de serem usados por fazendeiros que alimentam os seus gados e também na alimentação de pássaros que se encontram em cativeiro ou gaiolas.

Além das sementes, as folhas do girassol também são muito úteis, pois são usadas para fins terapêuticos, ou até mesmo para acabar com o surgimento das ervas daninha nos pastos e nas plantações.

No caso do Brasil, as sementes de girassol são muito estuadas, principalmente para o uso na produção de biodiesel.

Por fim, as flores de girassol, por possuírem uma cor linda e chamativa, são muito utilizadas em arranjos e buquês. Por isso, o girassol pode produzir dois tipos de flores, as que são conhecidas por nascerem no do caule ou chamada de Uniflor, e aquelas que possuem inúmeras flores na parte inferior do caule.

Portanto, os girassóis tornaram-se plantas muito apreciadas em jardins e como flor de corte, além de possuir frutos secos que contêm sementes que podem ser consumidas.

Girassóis são muito procurados por diversas pessoas por acreditarem trazer sorte e boas energias, principalmente por serem uma “flor de sol” e possuírem qualidades do Sol.

 

Girassol conhecida como a Flor do Sol
Girassol conhecida como a Flor do Sol

 

Veja Mais Tipos de Flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *