Gérberas A Preferida Nas Decorações

Gérberas

Gérberas são plantas do gênero Gerbera e são cultivadas como flores de corte, podem ser muito utilizadas em arranjos como presente ou para ambientes fechados e para decoração festiva, sendo uma planta com amplo mercado e alto valor comercial.
Existem muitas espécies e variedades diferentes com inúmeras cores, as mais comuns são branco, amarelo, vermelho e rosa. É uma planta muito popular e com boa adaptação a diversos climas, portanto cultivadas e comercializada no mundo todo.

Características

É uma planta rústica e tolerante a climas muito secos, se desenvolvendo principalmente em locais com solo seco e pouca chuva, por isso é uma flor natural da Ásia, América do Sul e África, localizados em locais de climas tropical, florescendo o ano inteiro.
Apesar de ser uma espécie resistente, a Gérbera necessita de alguns cuidados no seu plantio e cultivo, para que ela cresça saudável gerando lindas flores.
Mesmo ela não precisando de muita atenção, alguns cuidados devem ser tomados para que a Gérbera tenha um desenvolvimento e crescimento adequado, deixando-as saudáveis e floridas pelo máximo de tempo possível e o ano todo.

Gérberas Varias Tonalidades
Gérberas Varias Tonalidades

Cuidados Com As Gérberas

O principal cuidado está no solo, já que é ele que fornece todos os nutrientes necessários para a planta. Por isso a adubação deve ser muito bem feita quando houver o plantio e a demanda de nutrientes deve continuar positiva com o manuseio regular de fertilizantes.
A Gérbera não é uma planta grande porte alcançando no máximo meio metro de altura e quando desenvolvida com o clima, a luminosidade, adubação, e ventilação apropriada ela pode crescer um pouco mais, por isso o vaso deve ser escolhido de forma que a planta caiba mesmo depois de crescer.

Cultivo

As Gérberas devem ser cultivadas em ambientes bem ventilados e com bastante iluminação, sendo os melhores locais, ambientes abertos como quintais, jardins e parapeito de janelas, quando o clima esfriar, a planta pode ficar algumas horas em contato direto com os raios do sol.
Depois que a planta germinar e florescer a poda pode ser feita sempre que necessário para que sejam renovadas. A poda é feita de maneira a retirar folhas secas e mortas e assim dar energia e local para as folhas nascerem novamente.

Alguns Passos

Alguns passos no plantio são muito importantes para o bom desenvolvimento das Gérberas.
O cultivo da Gérbera é simples e facilita mais ainda se plantadas de forma correta. Elas podem ser plantadas por brotos ou por sementes, de início devem ser plantadas em recipientes pequenos até germinarem e desenvolverem os brotos.
Após isso os brotos devem ser repassados para um local maior como vasos ou para o jardim. A planta não pode ter contato direto com os raios solares e necessitam de um solo bem drenado para que suas raízes não tenham contato exagerado com a água.

Gérberas Beleza Sem Fim
Gérberas Beleza Sem Fim

Solo Ideal Para as Gérberas

Para que o solo tenha uma boa drenagem deve ser colocado uma camada de brita, cascalho ou qualquer tipo de solo com uma granulometria maior que o solo da planta no fundo do vaso ou misturado no solo do jardim, isso faz com que a água escoe mais facilmente e não acumule no solo.
Depois que já estiverem acostumadas com o local em que estão, as flores vão se formar e crescer, por isso a fertilização será necessária para que haja nutrientes suficientes para o desenvolvimen completo das flores, deixando-as mais bonitas e com cores mais vivas.

Irrigação

A irrigação deve acontecer de acordo com o clima da estação, ou seja, durante os meses mais quentes, a irrigação deve ser feita constantemente e com cuidado no excesso, mas nos meses mais frios a rega deve ser menor, para evitar o aparecimento de fungos.
Para não ter erros e as raízes não apodrecerem de forma alguma devido ao excesso de água, uma boa dica é colocar uma camada de brita, cascalho ou areia grossa no fundo do vaso ou misturado no solo do jardim, isso faz com que a água não acumule no solo e saia de forma mais rápida.
Por fim as Gérberas necessitam de alguns cuidados, no entanto não são muitos, pois são plantas resistentes e adaptáveis a climas e solos secos, com isso não necessitam tanto cuidados com a rega diminuindo a chance de fungos e aguentam muito tempo nas condições mais precárias.

Conheça Nossas Flores

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *