Crisântemo Duradoura e Charmosa

Crisântemo

O Crisântemo é originário da Ásia e hoje é cultivado no mundo todo. Suas espécies foram modificadas, alteradas e adaptadas a muitas condições de plantio, por isso possuem milhares de variedades, alternando suas inúmeras cores.

As flores do Crisântemo possuem diversos formatos e algumas vezes as suas cores são mescladas, geralmente as cores mudam do centro para o exterior das pétalas. Essa planta é considerada muito popular no Brasil e no mundo todo, devido a sua floração durante o ano todo.

Para que essa disseminação fosse possível, algumas características foram modificadas geneticamente e consequentemente melhoradas como por exemplo o aumento da resistência, a adaptação a diversos climas e as colheitas, se tornando de fácil cultivo.

Também conhecido como uma planta de dia curto, pois elas começam a florescer quando os dias começam ficam mais curtos e as noites mais longas, diferentemente da maioria das plantas que hibernam no invernam e suspendem o seu desenvolvimento nesse tempo.

O Crisântemo tem algumas curiosidades desconhecidas por muitas pessoas.

O Crisântemo é considerado uma planta medicinal e na Ásia antigamente era utilizado como remédio para dor de cabeça, mas também abrange doenças como alergias, febre, gripe, insônia, resfriados e até halitose ou mau hálito, pois tem inúmeras propriedades medicinais entre elas antibacteriano, antisséptico e febrífugo.
Chás podem ser feitos através da flor do Crisântemo (sempre com orientação médica) e proporcionam muitos benefícios a saúde, pois eles são fontes de antioxidantes e apresentam vitamina A e vitamina C, aumentando a imunidade de quem consume. Também cura infecção e reduz o colesterol.

crisântemo varias tonalidades
crisântemo varias tonalidades

Muitas técnicas de plantio podem melhorar a floração do Crisântemo.

É uma planta pequena com menos de meio metro de altura e são muito utilizadas como planta de corte sendo aproveitadas principalmente como decoração, porém também é vendida em vasos podendo mudá-las de local e reproduzi-las. Elas são conhecidas por florescer no inverno, porém quando empregadas algumas técnicas é possível fazê-las florir durante o ano todo. Cobrir a planta durante algumas horas durante o dia faz com que ela sinta que o dia encurtou, aumentando a duração do período noturno.

Cultivo

O cultivo dessa planta ocorre em qualquer ambiente e tipo de clima, por isso é tão comum no mundo todo, porém se desenvolve melhor e floresce melhor quando a temperatura está em um intervalo de 15°C e 28°C, além disso o ambiente deve estar úmido, sendo possível com regas regulares.

O solo que receberá a planta deve ser bem drenado, para isso é adequado a utilização de uma técnica muito conhecida quando se utiliza um vaso, o uso de cascalho ou algum material mais arenoso na primeira camada e no fundo do vaso para depois colocar o solo que a planta estará imersa.
Assim como no cultivo da maioria das plantas o seu solo deve ser fértil e equilibrado, para o Crisântemo o solo deve ser bem adubado e estar equilibrado com pH entre 6 e 7, ao contrário disso a correção deve ser feita com calcário para aumentar o pH.

Adubação

A adubação é feita junto com o plantio inicial e quando for replantada ou houver mudança de local, juntamente com isso a adição de fertilizantes deve ser regularmente feita, mas não em excesso, pois o solo pode começar a ficar salinizado e desequilibrar o pH.
A rega do Crisântemo deve ser regular e o solo não deve ficar encharcada, pois quando há excesso de água em contato com as raízes, elas podem adquirir algumas doenças como fungos e assim apodrecer e por isso as técnicas de drenagem devem ser utilizadas no plantio.

crisântemo
crisântemo

Dicas

Algumas dicas e truques são sempre bem-vindos para melhorar o desenvolvimento e o crescimento da planta e um dos truques para ter uma planta não muito alta e mais volumosa é remover o broto central quando ela atingir a altura que você deseja. Resumindo o Crisântemo é uma planta muito comum em todo o mundo graças a modificações genéticas que as tornaram mais resistentes a diferentes climas, elas possuem um mercado alto pois são plantas de corte e utilizadas em decorações festivas.

Considerada uma flor de dia curto que se desenvolve melhor em épocas que o dia tem menos duração, ou seja no inverno e é possível utilizar algumas técnicas para que floresça e seja cultivada o ano todo com as mesmas características, uma planta bonita e vistosa.

Veja Nossas Flores

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *